Nossa língua minoritária

Pela quantidade de livros em Inglês e em Português que o Daniel tem, fica fácil entender a diferença entre língua majoritária e minoritária. Por enquanto, são 13 exemplares em Inglês e apenas três em Português. E o motivo é simples: moramos nos Estados Unidos e encontramos material em Inglês, super legais e a preços razoáveis, por todo lado, sem contar os presentes de amigos e familiares. Já o material em Português…

livrosingles_Fotor_Fotor
Livros em inglês que compramos e ganhamos nestes primeiros cinco meses de vida do Daniel.

O pouco que temos foi presente da minha mãe, quando ela veio nos visitar. Eu havia comprado num site do Brasil dois outros livros interessantíssimos: “Histórias pra Boi Casar”, da Alessandra Roscoe, que vem com um CD, e “Poemas que Escolhi para as Crianças”, antologia da Ruth Rocha. Eles foram entregues na casa do meu irmão, em Belo Horizonte, que simplesmente se esqueceu de dar o recado e a encomenda para a nossa mãe. Enviá-los pelo correio ficaria muito caro, então optei por esperar a próxima visita, sabe-se lá quando! Por sorte, tenho encontrado muita coisa boa e de graça na internet e até perdoei o meu irmão :p

livrosportugues_Fotor_Fotor
Nossos três únicos livrinhos em Português.

Adivinhem, então, qual é a língua minoritária na nossa família?

Conversando com o Jon, meu marido, surgiu a dúvida: “não seria o Inglês, já que eu passo o dia inteiro com o Daniel?”. Por enquanto, nosso filhote realmente tem muito mais contato com a Língua Portuguesa. Não temos babá, nem o levamos para a creche. Sou eu quem cuida dele praticamente o tempo todo e adotei a estratégia de usar somente o Português – nem músicas em outras línguas, nós ouvimos.

O Jon também cuida dele, claro, mas durante a semana, quando chega do trabalho, o Daniel já está prestes a dormir. Então, eu diria que neste primeiro momento, enquanto o nosso filho ainda é um bebê e não fala, o Inglês tem sido sim a língua minoritária. Mas sabemos que logo, logo os papeis serão naturalmente invertidos. E é por isso que eu me esforço tanto em oferecer o máximo de exposição em Português. Nosso período de língua majoritária é muito curto!

Assim que ele começar a frequentar uma escolinha e a fazer amizades, o Inglês tomará conta da vida dele. E como diz o Adam Beck – que citarei muitas vezes aqui – do livro “Maximize your Child’s Bilingual Ability”, não podemos perder tempo até lá. O estrago seria muito grande!

Your effort through those first few years will lead to active communication in the minority language when the child begins to speak. But is those early efforts are insufficient… well, a rock won’t split in two if you hammer at it too lightly (p.37).

E todos aqueles livros em Inglês? Combinamos que somente o Jon contaria/leria historinhas em Inglês. Eu aproveito este material riquíssimo também, mas uso apenas as imagens. Traduzo o texto para o Português ou invento outro 🙂

Para saber mais sobre mim, clique aqui. E sobre o blog, clique aqui.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s