Baby shark e outras músicas em Inglês

 

Contei aqui que fujo das músicas em Inglês, pois minha meta é seguir firme usando somente Português com meu filho. E, por enquanto, tenho conseguido! Aleluia! Ouvimos Balão Mágico, Palavra Cantada, Caetano Veloso, Marisa Monte o tempo todo.

Mas quando meu marido está em casa, aproveito para ouvir as tais nursery rhymes, como são chamadas as músicas para bebês e crianças pequenas aqui. Afinal, a ideia é que o Dani seja bilíngue e transite bem entre as duas culturas. Valorizar nossa brasilidade sim, mas não menosprezar a americanidade dele e do pai.

No nosso repertório em Inglês também tem música de adulto: Nirvana, Sixto Rodriguez, Any Winehouse, Gary Clark Jr., Foo Fighters, Rolling Stones, Pink Floyd e tudo mais que meu marido e/ou eu gostamos (a lista é grande e eclética).

Mas voltando às músicas infantis, há uns dois meses me deparei com a nova febre mundial: Baby Shark! O sucesso é tão grande que virou notícia aqui nos EUA e em vários outros países, incluindo o Brasil.

Vejam o que saiu ontem (dia 13 de janeiro)  no site da revista “Crescer”:

Se aqui no Brasil ela faz um sucesso tremendo com as crianças, esta semana atingiu um feito inédito nos EUA. “Baby Shark” entrou no Billboard Hot 100, entre as músicas mais ouvidas nos EUA. A canção, impulsionada por um desafio de dança que viralizou recentemente, ficou em 32º lugar na parada. A música superou recentes de nomes como Nicki Minaj e XXXTentation (1998-2018). O ícone máximo da guitarra, Jimi Hendrix (1942-1970), por exemplo, só alcançou o top 40 da Billboard uma vez na vida.

Com mais de 2.1 bilhões de visualizações no YouTube, “Baby Shark” é um dos 30 vídeos mais assistidos na plataforma. Segundo a Pinkfong, a música já foi adaptada para mais de 100 versões em 11 idiomas diferentes.

É um chiclete! O refrão gruda na cabeça da gente e não sai mais. Virou meme também!

babyshark_meme_fotor
Traduzindo: “Foi um dia longo. É hora de desligar (o cérebro). ‘Baby Shark doo doo'”

Meu filho ADORA! E quando a enfermeira perguntou qual era a música favorita dele, na consulta de 9 meses, eu e meu marido respondemos imediatamente: Baby Shark! Ela cantou na hora de aplicar uma vacina nele e o resultado foi maravilhoso: sem choro!

Não é à toa que eu sou uma das milhares de pessoas que não tira esta música da cabeça. E pra não perder o foco no método “um pai, um idioma” adotado aqui em casa, ou seja, Português com a mamãe e Inglês com o papai, o que eu faço é apenas dançar. Morro de vontade de cantar, mas fico muda!

Se estou fazendo certo, não sei. Desta vez, não consultei livros nem amigos, apenas segui meu instinto. Quando a música é brasileira, eu canto bem alto! Quando a música é em Inglês, eu só danço.

E vocês? O que fazem ou fariam no meu lugar? Me contem, por favor 🙂

2 comments

  1. Olha essa “febre” aqui em Indiana está em alta também, todas as festinhas aqui em casa rola essa musica hehehe Amei seu texto! Eu faria um pouquinho diferente já que a ideia é transitar entre as culturas livremente. Por que não a mamãe cantar em inglês em um momento em família e o papai arriscar palavrinhas em português? 🙂😊 Eu acredito que o instinto da Mamy nunca falha, continue seguindo ele é seu coração 💓

    Liked by 1 person

    • Obrigada, Liah! Gostei da sua sugestão! Eu fico meio neurótica com isso, porque tenho muito medo do meu filho não falar português. Daí eu me esforço bastante pra não acabar cedendo aqui e ali. O que tenho feito, na aula de natação, por exemplo, é cantar em inglês quando não estou cantando pra ele, mas para/com o grupo. Eu poderia adotar isso aqui em casa também né. Cantar em inglês com o papai :p

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s